9º Ano

REVISÃO ESCRITA PARA OS TESTES MULTIDISCIPLINARES DO 3º BIMESTRE



Sobre a técnica
Qual a origem da palavra técnica? A palavra técnica provém da cultura helênica, isto é, do povo grego antigo. Os filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, que viveram há mais de 2.300 anos, faziam uso da palavra em seus textos, existentes até hoje. No entanto, o emprego que faziam da palavra, geralmente, estava associado à habilidade ou ao saber fazer algo.

Qual é a transliteração da palavra grega para técnica? Téchne.

Quais as determinações conceituais de técnica? A determinação instrumental e antropológica, ou seja, técnica é um meio para fins, um instrumento elaborado pelo homem e para o homem.

O que é a determinação instrumental da técnica? Técnica é um meio para fins.

O que é a determinação antropológica da técnica? Técnica é um fazer do homem.

Existe diferença entre a nossa técnica moderna e a técnica antiga, como a dos gregos, por exemplo? Não. Ambas são meios para fins, e um instrumento feito pelo homem e para o homem.

Qual a concepção do filósofo alemão Martin Heidegger sobre essas determinações conceituais de técnica? Para este filósofo, a técnica é corriqueiramente interpretada a partir de sua dupla determinação, a saber, instrumental e antropológica. Entretanto, não há como definir a técnica apenas por sua determinação instrumental ou apenas por sua determinação antropológica. Isto é, precisa-se, para determinar o ser da técnica, de ambas as definições. Técnica é um meio para fins, um instrumento elaborado pelo homem e para o homem.

REVISÃO ESCRITA PARA PROVA DO 2º BIMESTRE - 9º ANO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO – 9º ANO

Sobre o Cinismo
O que é o Cinismo? Na antiguidade, tal termo definia um modelo de vida e seu movimento filosófico, que era praticado pelos cínicos.

Quem eram os cínicos? Esta palavra, geralmente, é mal empregada em nossas conversas cotidianas. O cínico era aquele que tinha uma conduta inteiramente livre e que procurava viver sem regras. Sendo a palavra e a ação, geralmente provocatórias, um meio de acessar sua conduta livre.  

Qual a relação da atividade física e da fadiga com os cínicos? Os cínicos acreditavam que a atividade física e a fadiga eram capazes de trazer temperança ao espírito e torná-lo independente das necessidades supérfluas. 

Quem é o fundador do Cinismo? Antístenes.

Quem foi seu principal pensador? Com certeza, o mais conhecido e polêmico foi Diógenes de Sinope.

Por que Diógenes foi tão influente? Ele colaborou com o pensamento cínico ao dar a este umaorientação anticulturalista, ou seja, a escolha de pensamento vivenciado no exemplo e na ação, que substituísse a atividade de pesquisa filosófica abstrata e teórica, com a finalidade de alcançar a felicidade.

Como podemos definir o principal ensinamento de Diógenes de Sinope? Viver a vida fora de qualquer convenção e limitada somente ao essencial.

O que foi a autarquia? Um dos ideais claros do Cinismo, é o termo empregado pelos cínicos em seus ensinamentos sobre “o bastar a si mesmo”.
Sobre a ética aristotélica
Qual a diferença de um bem específico e de um bem supremo? Todas as ações humanas tendem a um fim, isto é, à realização de um bem específico; mas cada fim particular e cada bem específico estão em relação com um fim último e com um bem supremo.

E qual seria esse fim último e bem supremo? A felicidade.

O que é a temperança? A temperança é o conceito elaborado por Aristóteles para expressar como chegar a virtude ética. Ela também é chamada de meio-termo ou justa medida. Aristóteles imaginava que através da temperança poderíamos fugir dos dois extremos: falta e excesso.

O que é o fim supremo? O fim supremo para Aristóteles está relacionado à essência ou natureza de algo. O fim supremo do homem é compreender sua natureza ou essência. Sendo nossa natureza racional, o fim supremo do homem é procurar a felicidade proveniente do ato de ser racional e obedecer a esta natureza.

Para Aristóteles, em que consiste a felicidade? A felicidade do homem consistia em perseguir sua própria natureza.

E qual seria esta natureza provável de nós homens? A razão.

Podemos alcançar a felicidade a partir de qualquer bem? Não. A felicidade produzida pela conquista de prazeres, riquezas, honrarias e sucesso é precária e aleatória, uma vez que não é considerada como um bem supremo e capaz de produzir a liberdade para o homem.

O que seriam as Virtudes éticas? É a parte da razão responsável de controlar nossos instintos e apetites.

Segundo o aristotelismo, é possível saber se há bondade ou maldade em alguém. Como? Pode-se saber se há bondade ou maldade em alguém conhecendo sua volição. Isto é, basta saber com que fim esse alguém pensa e age. Se os fins forem os verdadeiros bens, há bondade; ao contrário, se os fins forem bens aparentes e falazes, há maldade.

REVISÃO PARA O TESTE DO 2º BIMESTRE


Sobre o Mito
O que é Mitologia? Conjunto de Mitos de uma cultura, que intentam explicar simbolicamente a totalidade da realidade.

O que é Mito, a partir da compreensão habitual (Senso comum)? Narrativa simbólica, contada a partir de deuses, semideuses e personagens heróicos, que procura estabelecer uma explicação fantástica para as dúvidas humanas diante da realidade.

O que é o Mito, a partir da compreensão filosófica? Forma de pensamento, como a Filosofia e a Ciência, que, a partir da simbologia, intenta explicar, descrever e dominar a realidade. Assim, o Mito pode ser utilizado como forma de dominação política e ideológica de uma cultura.

Como a Ciência pensa o Mito? A Ciência mantém um aspecto ambíguo diante do Mito, uma vez que se identifica com ele por ser também uma forma de pensamento para explicar, descrever e dominar fenômenos da realidade, mas, se distingue dele por buscar seu fundamento na experimentação da matéria.

Como a Filosofia pensa o Mito? A Filosofia mantém também um aspecto ambíguo diante do Mito, uma vez que se identifica com ele por ser também uma forma de pensamento para explicar, descrever e dominar fenômenos da realidade, mas, se distingue dele por buscar seu fundamento na conceituação rigorosa e reflexão dos fenômenos universais.

Os Mitos só fazem parte de culturas antigas? Não. Os Mitos, ao contrário do que diz o senso comum, são também atuais, fazem parte da constituição do real da nossa época, isto é, hoje ainda há Mitos, e muitos! Estamos cercados deles. Um bom exemplo seriam as explicações sobre as visitas extraterrestres e seus possíveis motivos. O Et, o Óvni, entre outros elementos, são os aspectos de uma Mitologia contemporânea que intenta responder a pergunta que o homem coloca para si: será possível haver vida inteligente além de nós no universo? Diante da impossibilidade de responder tal pergunta através da Filosofia e Ciência, apelamos para outra forma de pensamento, a saber, o Mito.  




GRÁFICOS DE RENDIMENTO DO 9º ANO





REVISÃO ESCRITA DO 9º ANO

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REVISÃO - 9º ANO
Sobre Filosofia em geral
Qual o significado da palavra Filosofia? Amor ao saber ou amor à sabedoria.

O que essa palavra representa? A palavra Filosofia nomeia um modo rigoroso de pensar e dialogar em busca de soluções para as maiores dúvidas humanas.

Quando a Filosofia surgiu? À aproximadamente 2.500 anos.

Onde a Filosofia surgiu? Na Grécia Antiga.

O que motivou o surgimento da Filosofia? Seu surgimento foi motivado, principalmente, por dois grandes desejos da humanidade: expressar suas dúvidas e compreender a realidade à sua volta.

O que é conceito? É a forma mais completa possível de apresentar os significados de um termo, uma palavra ou uma ideia.
Sobre atitude filosófica
O que é atitude filosófica? Diferentemente do senso comum, atitude filosófica é a capacidade de perguntar pela essência das coisas e de tratar dos problemas universalmente, nunca de forma particular (individual).

Quais são as 3 partes da atitude filosófica? Observar, admirar e refletir.
Sobre os contrários
Qual a importância de pensar sobre os contrários? Podemos compreender que as coisas do mundo são contrárias e estão em constante mudança. Logo, podemos concluir que não há coisa que tenha uma verdade única e imóvel. Todas as coisas podem vir a ser através da luta dos contrários. Exemplo: bem e mal, noite e dia, vida e morte.

Qual a estrutura de relação entre as palavras bem e mal? São contrários que estão em constante disputa, e dependem um do outro para adquirirem definição, ou seja, significado.
Sobre Heráclito
Quem foi Heráclito? Um filósofo antigo, que nasceu e viveu na cidade de Éfeso (por isso é chamado Heráclito de Éfeso). Ele viveu em um período da Filosofia conhecido por pré-socrático, e sua vida foi entre os séculos VI a.C. ao V a.C.

Qual a importância de Heráclito? Ele foi o primeiro filósofo a pensar os contrários. Heráclito deu sentido de unidade a toda oposição, uma vez que seu intento era afirmar a mobilidade dos seres, a mudança de todas as coisas, ele utilizou-se do argumento que nada permanece – tudo muda. Para isso, esse filósofo argumentava que as coisas do universo sempre são substituídas por seus respectivos contrários, infinitamente.





Heráclito e o jogo de forças contrárias entre bem e mal


Palavras-chave: Heráclito; jogo de forças contrárias; bem e mal.
Observação: as palavras-chave orientam nossa atenção para o conteúdo geral de nosso tema. É uma ajuda eficiente para recordar sobre o que estamos tentando compreender.   

O que poderá ser compreendido:
1.      Quem foi Heráclito e quando viveu; (parte 1)
2.      O que é o jogo de forças contrárias no mundo e como podemos observá-lo mais profundamente em nossa vida e no universo; (parte 2)
3.      Como podemos começar a diferenciar, com inteligência, o bem e o mal. (parte 3)

Trabalharemos por partes: primeiramente vamos tentar compreender quem foi e o que fez Heráclito. Tiramos nossas dúvidas e depois passamos para a parte 2 e 3, respectivamente.

Parte 1

A vida de Heráclito

O pouco que se sabe sobre quem foi Heráclito não escapa da figura mítica que fizeram dele. Sabe-se que ele “nasceu e viveu em Éfeso, hoje território pertencente à Turquia, durante os séculos VI e V a.C. (antes de Cristo). Apesar da história não determinar com exatidão sua data de nascimento e morte, costuma-se atribuí-las próximas aos anos de 544 e 474 a.C., respectivamente, datas que coincidem com o “milagre grego” do aparecimento da filosofia e tradição escrita grega, em substituição das explicações míticas e orais para determinar a origem e ordem dos seres e universo. Heráclito, portanto, é um dos primeiros filósofos, chamados posteriormente de pré-socráticos ou pensadores originários. 




Diógenes Laércio, historiador e biógrafo que viveu, aproximadamente, 700 anos depois desse período, “diz ter sido Heráclito filho de Blóson, embora alegue igualmente que outros o tinham por filho de Herácontos. De qualquer modo, parece mesmo que Heráclito pertenceu a uma família aristocrática, sendo portanto de nobre nascimento. Há inclusive relatos de que herdaria o governo de Éfeso, então uma monarquia, mas decidiu abdicar em favor de seu irmão. Teria assim se retirado não apenas da vida política de sua cidade mas também do convívio humano, tendo ido habitar nas montanhas vizinhas à cidade. É nesse retiro que se dedica a escrever seu livro. Uma vez pronto, ele retorna à cidade, mas apenas para depositá-lo no templo de Ártemis em honra à deusa”[1].
                                     
Curiosidades sobre a obra de Heráclito: o que restou dela

Muitos dos livros da antiguidade desapareceram por completo, principalmente os do período ao qual corresponde a obra de Heráclito. A principal razão para isso é que os gregos dos séculos VI e V ainda não dispunham de grandes números de cópias dos seus escritos. Geralmente, assim como foi com Acerca da Natureza (supostamente o nome do livro de Heráclito), os escritos se resumiam a algumas poucas cópias. Deve-se somar a esse fato as inúmeras guerras que não deixaram de afetar o patrimônio intelectual da humanidade; seja sua destruição através de incêndios, através do espólio, ou, até mesmo oposição ideológica.
O fato é que passado um pouco mais de 2.500 anos, ainda dispomos de 131 fragmentos restantes de Acerca da Natureza. 131 fragmentos que influenciaram a imagem que nós homens fazemos do mundo e de nossa existência, durante séculos. O alcance da relevância de Heráclito é tão vasto que seria impossível determiná-lo com precisão. O que se sabe é: 35 homens da história, de períodos distintos, preservaram em suas respectivas obras esses 131 fragmentos. Nomes menos lembrados e famosos (mas não sem contribuição gigantesca e detentora de atenção), como o geógrafo grego Estrabão, do século I a.C., ou, nomes dos quais nós jamais poderemos esquecer, como Platão, Aristóteles e, até mesmo, o Imperador romano Marco Aurélio, do século II d.C. (depois de Cristo), preservaram trechos, hoje conhecidos como fragmentos da obra de Heráclito.

Fragmento: resto de uma obra literária ou artística cuja maior parte se perdeu ou foi destruída[2].

Atividade que pode ajudar a fixar o conteúdo

1        No mínimo você ficou curioso sobre esse homem que era conhecido por Heráclito, o obscuro. Portanto, antecipe a parte 2 deste conteúdo e procure descobrir o que disse esse homem misterioso.




[1] COSTA, Alexandre. Heráclito: Fragmentos contextualizados. Tradução, apresentação e comentários por Alexandre Costa. Rio de janeiro: DIFEL, 2002.
[2] HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 3.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

12 comentários:

  1. Professor gostei do blog sou do 9 ano o que fica de casaco vermelho a tarde
    Muito bom a poesia da revista

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    1. Obrigado,
      Lembro demais de você, que em nossa última aula decidiu sentar na frente. Reparei que, apesar de falar pouco, você parece ser muito perspicaz. Portanto, continue.
      No mais, obrigado por prestigiar a poesia na revista.
      Abraço,

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  2. VAi postar quando os assuntos do 9A do HIPOCRATES ?

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    1. “É para já!” Fica o lembrete que preciso da participação de vocês para ampliar o conteúdo. Nas próximas horas deve estar saindo o primeiro post. Espero contar com sua participação.
      Até, força.

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    2. Renato, vou ver Hamlet, do grupo Clowns de Skakespeare, quando voltar postarei o conteúdo.
      Até mais tarde.

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  3. , Muito Boom Professor, xD , só Quero Fazer uma Pergunta , Tem Que fazer Alguma coisa para entregar o Snhor ? -ClaraGalvão ,

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    1. Clara, obrigado.

      No final da 1º parte eu orientei uma pesquisa. Tente reunir informações sobre a vida e obra de Heráclito, depois disso faça um texto tentando explicar, com palavras próprias, o que você entendeu. Você poderá postar esse texto aqui, ou, entregar-me pessoalmente em sala de aula.
      Lembre-se de atentar que a atividade filosófica é uma atividade de encontrar soluções em novas dificuldades, isto é, sempre que conseguir compreender algo aparecerá novas dúvidas. Isso é próprio da filosofia.

      Abraço!

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  4. Parabéns professor, ótimo blog, agora entendi oque o senhor falou na sala.

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    1. Ótimo! Obrigado Luis, logo publicarei as partes 2 e 3 desse tema. Essa parte que você viu, foi a parte 1. Abraço, e força!

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  5. o sr está de parabéns professor!um blog incrível bem explicativo,gostei!

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  6. Sou o Eriick e Sou Mto chato ' hahaha Gostei do Blog ' Sou Do 9º De Tarde '

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